Se vocês pensaram que nóis fumo, nóis inganemo voceis... Nóis fingimo que fumo e vortemo - Ó NÓIS AQUI TRAVEIZ! #AvisemOsAmigos #FujamParaAsMontanhas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

BEDA - De como os Curitibanos Andam de Ônibus

Dizem que aqui em Curitiba o sistema de ônibus é um dos melhores do país. Já foi, amiguinhos, já foi. Infelizmente, este ano, mudou governo e, resumindo, cagou fudeu ferrou tudo. Nem vou falar muito, pq isso me deixa MUITO puta da cara. E quem me conhece bem sabe o quanto um negócio me emputece pq pra falar do assunto eu fico falando palavrão pra caraaaaalho.

Mas então, não é bem sobre isso que eu quero falar. É sobre uma aparente deficiência cognitiva que muitos e muitos e muitos curitibanos têm quando vão pegar ônibus. Assim: eu ando de ônibus pq dependo do fiodamãe, ou seja, não sei dirigir e não tenho carro; e não pq o nosso sistema de transporte público seja essas maravilhas, não.

Só que, infelizmente, para pegar o ônibus que me traz para o trabalho e me leva para casa, eu sou obrigada a conviver com algumas pessoas que me tiram do sério. Digo isso pq esses curitibanos, aparentemente, ou não são curitibanos; ou têm probleminha de cognição; ou são preguiçosos/burros, mesmo. E esses últimos, desculpa, não dá pra perdoar.

Quando teve a maldita mudança nos trajetos de vários ônibus aqui de Curitiba, foram "criadas" algumas linhas para "desafogar" aquelas que passaram a ter mais gente, por causa do fim da integração. Entre elas, a linha que me traz ao trabalho e me leva de volta pra casa. Fato é que, pela manhã, até aproximadamente umas 8, 8 e meia, o terminal perto da minha casa é atendido por 3 linhas: A-B (que liga 2 terminais próximos); A-C (que vai até um ponto do centro); e A-D (que substituiu a linha que fazia integração com uma cidade da RMC). 

** Vamos esclarecer rapidamente que, na verdade, a criação dessas linhas se resumiu a TIRAR ônibus da linha normal, QUE JÁ EXISTIA, colocar SÓ em horários "ditos" de pico, e fazer um trajeto minúsculo, que só não liga nada a lugar algum pq são 2 bairros, sendo que num deles eu resido. #PensaQueEuNãoNoteiURBS?**

A linha A-B, supostamente, teria sido criada em razão do fim da linha X-Curitiba, que vinha de uma cidade aí da RMC, e vinha até a Rui Barbosa. Em tese, tinha uma galera que preferia virar sardinha sentir o calor humano ter os olhos esbugalhados dentro do busão pegar essa linha, pra ir até o bairro B, afinal, era mais uma opção de linha, que passava NOS MESMOS PONTOS que a linha anterior A-Y (substituída pela A-D, por causa do fim da integração), e às vezes, de manhã, era mais fácil pegar X-Curitiba do que A-Y (menos gente na fila, no tubo, essas coisas).

Como se fosse a primeira vez
que tá pegando ônibus, né, minha senhora?
O detalhe é que TODO DIA tem alguém (sempre uma veínha crente) perguntando se o A-B vai até... o terminal B! Cacetóides, qual é o problema? Perguntar no primeiro, até no segundo dia, ainda vai, é linha nova, ninguém sabe como funciona direito... Mas depois de DEZ DIAS, fazer a mesma pergunta "o A-B vai até o terminal B?", gente, só pode ser algum problema cognitivo. Ou algo parecido com aquela doença que a Drew Barrimore tinha no filme "Como Se Fosse A Primeira Vez". Ok. Eu tento respirar fundo, respondo um "sim" atravessado e o post pararia por aqui - ou nem existiria, né? Mas o caso é que não para por aí.

Quando eu volto, o povo que mora no meu bairro (e que vcs, muito espertamente, já perceberam que é o bairro A) tem um problema em pegar ônibus da linha A-C. Eles focam no "C", e esquecem COMPLETAMENTE que esse ônibus passa NOS MESMOS PONTOS que a linha A-D passa! Resultado? Os ônibus da linha A-D, além de chegarem no centro lotados, SEMPRE lotam MAIS AINDA nos tubos do centro e do bairro B, pq NINGUÉM TEM CERTEZA se a linha A-C "vai até o A". Gente, qual é o problema de vcs? Se de manhã vcs já pegam esse ônibus, SABEM que ele vai do A até o C, que mágica seria essa que faria a linha mudar o trajeto na volta, e passar pelos estádios de Curitiba, depois nas faculs, nos hospitais públicos, nos mercados, e nem de longe pararia nos terminais B e A? Sério?!

Povo de Curitiba tem sérios problemas com ônibus, gente.

Nenhum comentário: